RECENTES

terça-feira, 30 de outubro de 2012

"A Muralha de Gelo" de George R.R. Martin [Opinião Literária]


Título: A Muralha de Gelo
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
 
Coleção: Crónicas de Gelo e Fogo (nº2)

Sinopse:
Eddard Stark só aceitou o prestigiado cargo de Mão do Rei para proteger o rei... ou não suspeitasse que o anterior detentor desse título fora mandado assassinar pela rainha. Mas agora Eddard tem a certeza que foi ela. E também sabe a razão: a rainha tem um segredo escabroso que pode levar à queda da dinastia e mesmo à guerra civil!E como se a conspiração palaciana não bastasse, tudo piora quando o rei Robert Baratheon é ferido mortalmente por um animal numa caçada. Mas a Mão do Rei já desconfia de tudo: terá sido mesmo um animal... ou o trabalho de mais um assassino da rainha? Um homem honrado e justo, Eddard Stark começa a temer ser derrotado pelo ninho de víboras que é a Corte e a Casa Lannister. Mas a ameaça de guerra civil não é a pior sombra que paira no ar. No norte, para lá da muralha de gelo, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E ainda mais longe, a última herdeira dos Targaryen prepara-se para invadir os Sete Reinos com o maior exército alguma vez visto... e com o auxílio de dragões!

Opinião:
Após a conclusão do primeiro volume desta saga, seria impossível não ansiar pela continuação desta fantástica estória.
Mais uma vez, a escrita de Martin é surpreendentemente madura mas apelativa, cuja riqueza de diálogos e referências subtis é notável. Contudo, a obra prima principalmente pelas personagens e pela teia de intrigas que tecem à sua volta.
De igual modo, neste livro aprendi que nenhuma personagem está a salvo das garras da morte (ou melhor, das garras de George R.R. Martin). Mas este facto não é necessariamente negativo; na verdade, proporcionará ao leitor ainda mais entusiasmo durante a leitura dos próximos volumes, na medida em que se torna impossível estar seguro da sobrevivência de qualquer personagem, mesmo as mais estimadas.
O desenlace da estória deste volume deixou-me estupefacta e com uma certeza: afinal a magia ainda se encontra no mundo criado por Martin.

0 comentários: