RECENTES

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"A Química da Morte" de Simon Beckett [Opinião Literária]



Título: A Química da Morte
Autor: Simon Beckett
Editora: Editorial Presença
Coleção: Minutos Contados (nº1) / Série David Hunter (nº1)

Sinopse:
Após a perda da mulher e da filha de seis anos, David Hunter escolhe refugiar-se numa aldeia isolada de Norfolk, a tratar dos vivos, tentando esquecer a sua tragédia pessoal. Simon Beckett, numa escrita transparente e liberta de lugares-comuns, recorre a um cenário propício ao desenrolar da intriga arrepiante: terrenos pantanosos, sol escaldante, e uma pequena comunidade a viver naquele isolamento… Quando os corpos começam a aparecer, a polícia local, conhecedora do passado profissional de Hunter, irá inevitavelmente ter com o novo médico da aldeia. Os seus conhecimentos de medicina forense tornam-se indispensáveis para ajudar a revelar os segredos que aqueles corpos ocultam.

Opinião:
Este é um thriller surpreendente, detentor de uma estória muito bem estruturada e cativante. Homicídios atrozes, um serial killer impiedoso e reviravoltas de cortar a respiração preenchem as páginas desta obra. Sendo a personagem principal um antropólogo forense, é proporcionada ao leitor uma perspetiva científica acerca dos crimes, que, no entanto, não torna a sua leitura pesada ou monótona. Pelo contrário, esta visão da medicina forense é bastante interessante, sendo uma mais-valia para o livro.
David Hunter é uma personagem com quem o leitor estabelece uma ligação instantânea: a perda trágica no seu passado origina uma empatia especial e o seu conhecimento e perspicácia tornam-no inestimável.
Contudo, o ritmo da estória é demasiado lento durante a primeira metade do livro, o que por vezes poderá limitar o envolvimento do leitor. Os últimos capítulos, porém, estão repletos de ação e desenvolvimentos completamente inesperados.
Em suma, é um excelente policial e uma leitura estimulante!

0 comentários: