RECENTES

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"O Assédio" de Arturo Pérez-Reverte [Opinião Literária]

Título: O Assédio
Autor: Arturo Pérez-Reverte
Editora: Edições Asa
Sinopse:
Cádis, 1811. Nas ruas da mais liberal cidade europeia trava-se uma batalha muito singular. Jovens mulheres são encontradas mortas. E em cada lugar, momentos antes da descoberta do cadáver, explode uma bomba francesa. Estes acontecimentos traçam um estranho mapa sobre a cidade: um complexo tabuleiro de xadrez em que a mão de um misterioso jogador - um assassino impiedoso, o acaso, a direcção do vento, o cálculo das probabilidades - move as peças que determinam o destino dos protagonistas. Enredados neste enigmático jogo estão um polícia corrupto, a herdeira de um império comercial, um corsário sem escrúpulos, um taxidermista misantropo e espião, um guerrilheiro bondoso e um excêntrico artilheiro francês.
O Assédio reconstrói a extraordinária pulsação de um mundo de oportunidades perdidas. Retrata o fim de uma era e um grupo de personagens condenadas pela História, sentenciadas a levar uma vida que, tal como a cidade que os alberga - uma Cádis equívoca, enigmática e contraditória -, nunca mais será a mesma.
Opinião:
Esta obra deixou-me, para ser franca, ambivalente quanto à sua classificação. Por um lado, Pérez-Reverte apresenta um romance único, bastante inovador. A estória engloba uma panóplia de personagens invulgares, embora algumas não fossem propriamente cativantes, mas introduz uma série de crimes intrigantes.
No entanto, a complexidade da escrita e o próprio desenrolar da ação tornam-se algo monótonos. A pitada de romance entre Pepe Lobo e Lolita Palma não cativou por isso não me emocionei com o seu rumo final.  
O autor redime-se nas últimas páginas: a componente policial torna-se mais interessante e foi o que garantiu a minha atenção e me motivou a não desistir desta leitura.

2 comentários:

  1. Estou a ver que este livro não é dos mais motivantes....apesar de tudo, gostei da opinião.
    Adorei o nome do blog! Muito original :)
    Vou seguir.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto não é um livro muito motivante, é pesado e torna-se algo monótono...
      Ainda bem que gostaste do blog, fico muito contente ;)

      Boas leituras!

      Eliminar