RECENTES

sábado, 24 de novembro de 2012

"A Glória dos Traidores" de George R.R. Martin [Opinião Literária]


Título: A Glória dos Traidores
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Crónicas de Gelo e Fogo (nº6)

Sinopse:
O bafo cruel e impiedoso do Inverno já se sente. Quando Jon Snow consegue regressar à Muralha, perseguido pelos antigos companheiros do Povo Livre, não sabe o que irá encontrar nem como será recebido pelos seus irmãos da Patrulha da Noite. Só tem uma certeza: há coisas bem piores do que a hoste de selvagens a aproximarem-se pela floresta assombrada. O Jovem Lobo também está em viagem, na companhia da mão e do tio, numa tentativa de reconquistar duas coisas fundamentais para os Stark: a aliança da Casa Frey e o Norte. A primeira parece bem encaminhada, mas é sabido como o velho Walder Frey é traiçoeiro. Quanto à segunda, é uma incógnita, pois a tarefa que lhe cabe é quase impossível: conquistar Fosso Cailin a partir do sul. Em Porto Real, há dois casamentos em perspectiva, qual deles o mais importante para o destino dos Sete Reinos. Mas quem sabe o que os caprichos do destino têm reservado para os noivos? Jaime Lannister, agora mutilado, regressa para junto dos seus sem saber o que o aguarda. E do outro lado do mar, o poder dos dragões renasce, com Daenerys à cabeça de uma hoste de eunucos treinados para a guerra e finalmente rodeada de amigos. Mas serão esses amigos... dignos de confiança?

Opinião:
Este é um livro praticamente perfeito para quem gosta de sentir as emoções à flor da pele. O enredo provoca uma miscelânea de sentimentos impossíveis de reprimir: as reviravoltas levam o leitor a desesperar perante tanta crueldade.
O autor desde o início da saga que revelou que não seria piedoso ao escolher o destino das suas personagens, mesmo das mais importantes, mas é neste volume que este facto toma proporções inimagináveis. Tanto personagens estimadas como as mais odiadas perecem ao longo da estória, alterando completamente as esperanças que o leitor teria para o desenrolar da ação. Contudo, é esta inevitabilidade da morte que torna a estória real, palpável, estimulante.
Mais uma vez, para além de ser uma obra de Fantasia, esta é uma estória de intrigas familiares e políticas, cujo enredo é digno de um mestre da Literatura, ou seja, digno de George R.R. Martin.

0 comentários: