RECENTES

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Aprendiz de Assassino" de Robin Hobb [Opinião Literária]


Título: Aprendiz de Assassino

Autor: Robin Hobb

Editora: Saída de Emergência

Coleção: A Saga do Assassino (nº1)

Sinopse:

O jovem Fitz é filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e cresce na corte do Rei Sagaz. Marginalizado por todos, o rapaz refugia-se nos estábulos reais, mas cedo o seu sangue revela o Talento mágico e, por ordens do rei, é secretamente iniciado nas temidas artes do assassino. Quando salteadores bárbaros atacam as costas, Fitz enfrenta a sua primeira e perigosa missão que o lançará num ninho de intrigas. E embora alguns o encarem como uma ameaça ao trono, talvez ele seja a chave para a sobrevivência do reino.

Opinião:

Para o leitor que inicia a sua entrada no reino dos Seis Ducados, pode parecer difícil entender todas as nuances deste mundo. Os próprios nomes de algumas personagens podem parecer simplistas e algo ridículos. Mas prometo que tudo se encaixa no seu devido lugar e, dando uma oportunidade a este livro, embrenhamo-nos numa das melhores sagas de fantasia que já tive o prazer de ler.

Neste volume acompanhamos o crescimento de Fitz, desde a infância até à adolescência, passando pelo seu trabalho nos estábulos com Castro, pelo seu treino nas artes de assassino com Breu, e pela sua relação com a jovem Moli. Fitz é uma personagem extremamente carismática: com ele rimos à gargalhada, odiamos os seus inimigos, rejubilamos com as suas conquistas. No fundo, Robin Hobb consegue levar o leitor através de um turbilhão de emoções despoletadas por um conjunto vasto mas fascinante de personagens.

A minha componente favorita neste livro é sem dúvida a descrição da Manha. A ligação de Fitz com os animais é arrebatadora. Para quem, como eu, adora animais, principalmente cães, esta é uma perspetiva espetacular da relação entre um humano e os seus amigos de quatro patas. A outra magia, denominada de Talento, é bastante intrigante e deixou-me cada vez mais curiosa em perceber todos os aspetos do seu funcionamento.

Apesar de ser um volume inicial e naturalmente descritivo, apresenta um enredo emocionante que leva o leitor a acompanhar Fitz nas suas aventuras épicas e na sua luta pela sobrevivência perante as conspirações de uma corte que não o aceita plenamente. Esta é sem dúvida uma saga a seguir!  


0 comentários: