RECENTES

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"O Despertar da Magia" de George R.R. Martin [Opinião Literária]



Título: O Despertar da Magia
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Crónicas de Gelo e Fogo (nº4)

Sinopse:
A Guerra pelos Sete Reinos continua sem tréguas ou misericórdia. Com um golpe negro mágico, Stannis afastou do seu caminho o irmão rival Renly, e agora nada o impede de conquistar Porto Real, pela força, com a sua frota. Mas Tyrion, eleito a Mão do Rei, tem outros planos e, embora todos o subestimem pela aparência, prepara com sangue frio a defesa da cidade e a confrontação com Stannis numa batalha que se adivinha sanguinária. No Norte, Winterfell encontra-se à beira do perigo e é alvo da cobiça dos Greyjoy, mas Bran nada consegue ver para além dos estranhos sonhos que o atormentam de noite e dia. Para lá da muralha, Jon oferece-se para acompanhar um grupo de batedores enviado para encontrar os selvagens, enquanto a principal força da Patrulha da Noite se fortifica junto às montanhas. Se quer sobreviver, Jon terá que aprender a ser tão cruel como a terra assombrada habitada pelos selvagens. Mais uma vez, George R.R. Martin consegue manter-nos agarrados até à última página. Personagens que amamos são mortas sem dó nem piedade, personagens que odiamos conseguem conquistar o nosso coração. De Arya a Sansa, de Robb a Daenerys, todos terão um papel fulcral neste quarto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo.

Opinião:
Após um volume anterior bastante mais lento, este livro adquire um ritmo alucinante, repleto de violência e, mais uma vez, de intrigas subtis e arrepiantes. A componente bélica encontra-se sempre presente, sendo que a batalha de Porto Real adquire proporções épicas.
Quanto às personagens, estas revelam um amadurecimento notável, principalmente nas mais jovens, como os herdeiros mais novos da Casa Stark (Bran, Arya e Sansa).
O título desta obra pode parecer promissor, mas mais uma vez a magia continua a ser doseada. Isto não é necessariamente negativo, uma vez que estimula o leitor a continuar a sua leitura na expectativa de obter alguma sugestão de componentes mágicas.
Este é mais um volume fantástico da saga imperdível de George R.R. Martin, em que prevalece a batalha pelo trono e domínio dos Sete Reinos. Esta é uma luta colossal, repleta de reis autoproclamados, alianças quebradas e refeitas, e muita, muita, ação!

0 comentários: