RECENTES

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

"Pânico" de Jeff Abbott [Opinião Literária]


Título: Pânico
Autor: Jeff Abbott
Editora: Civilização Editora
Sinopse:
A vida não poderia estar a correr melhor a Evan Casher: com apenas 24 anos, é já um realizador de documentários famoso e é feliz com a namorada, Carrie. Após um telefonema urgente da mãe, faz uma viagem inesperada a Houston. Aí encontra a mãe brutalmente assassinada e escapa por pouco a uma tentativa de homicídio. Raptado do local do crime por um mercenário enigmático movido por razões desconhecidas, Evan vê-se confrontado com a dura realidade: toda a sua vida não passa de uma mentira meticulosamente construída.
Opinião:
Este é um livro assente em emoções fortes: Evan, a personagem principal, envolve-se numa corrida contra o tempo para descobrir o assassino da mãe e pela sua própria vida. Contudo, durante este percurso é confrontado com factos que o fazem questionar a sua realidade familiar. Perseguido por um homem com motivações ambíguas, Evan vê o mundo em que cresceu ruir. Todas as suas certezas se desmoronam e o pânico instala-se. Porém, é este pânico paralisante – origem do nome do livro – que acaba por proporcionar a Evan a força e motivação para enfrentar os seus inimigos e descobrir a verdade acerca do seu passado.  
Este thriller combina harmoniosamente uma tragédia familiar brutal com uma intriga de morte e espionagem. Apesar de preferir thrillers psicológicos, a falta desta componente compensada pela ação ao estilo de Hollywood: agentes duplos, explosões e salvamentos no último minuto. O seu maior defeito é envolver clichés típicos de estórias de espionagem, o que torna este livro por vezes um pouco monótono e previsível.
É um bom livro para os amantes de ação contínua, suspense sem cessar e teorias de conspiração!

0 comentários: