RECENTES

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett [Opinião Literária]


Título: Viagens na Minha Terra
Autor: Almeida Garrett
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Partindo de uma viagem real, Garrett faz várias divagações e considerações sobre a situação política e social do país, entrecruzando-as com a história de Frei Dinis, Carlos e a sua prima Joaninha. O amor entre os dois primos parece ser eterno, mas acontecimentos externos e um segredo familiar irão provocar o desastre. Paralelamente ao drama amoroso, o romance constitui ainda uma feroz crítica à política e à sociedade do país.

Opinião:
Viagens na Minha Terra é uma obra que mistura uma narração novelesca com os detalhes de uma viagem real (de Lisboa a Santarém). Almeida Garrett mistura no seu discurso elementos da linguagem ora clássica, ora popular e por vezes jornalística. É, portanto, uma obra original, mas cuja miscelânea de estilos e alternância dos planos temporais acaba por se tornar confusa para o leitor.
No entanto, para além das digressões pessoais do narrador, a componente novelesca desenvolve-se em torno de Frei Dinis, Carlos e Joaninha, personagens repletas de simbolismo. Frei Dinis representa o espírito velho, absolutista, conservador e defensor dos valores tradicionais. Carlos, por sua vez, apresenta-se como o símbolo dos novos ideais, renovadores e liberais. Através destas personagens o autor realiza uma crítica à sociedade portuguesa da época.
Apesar de ser claramente uma obra que trouxe inovação ao mundo literário, não me conseguiu cativar. A narrativa desenrola-se de uma forma pesada, monótona e algo confusa. Contudo, Almeida Garrett concretiza uma excelente crítica política e social do país, praticamente intemporal.


0 comentários: