RECENTES

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"Dezanove Minutos" de Jodi Picoult [Opinião Literária]

 
Título: Dezanove Minutos
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora

Sinopse:

Em Sterling, New Hampshire, Peter Houghton, um estudante de liceu com dezassete anos, suportou anos de abuso verbal e físico por parte dos colegas. A sua amiga, Josie Cormier, sucumbiu à pressão dos colegas e agora dá-se com os grupos mais populares que muitas vezes instigam o assédio. Um incidente de perseguição é a gota de água para Peter, que o leva a cometer um acto de violência que mudará para sempre a vida dos residentes de Sterling.
Opinião:

Este livro retrata as questões que surgem quando ocorre um massacre numa escola (infelizmente cada vez mais frequentes hoje em dia): O que leva um jovem a cometer tal ato? E Será que o abuso por parte dos colegas é justificação suficiente? E como é que os pais não se aperceberam do seu estado de espírito?
Jodi Picoult aborda, como já é habitual, um tema delicado e eticamente ambíguo: o bullying e a violência escolar. Por um lado, o leitor partilha a dor com as famílias das vítimas deste massacre. No outro extremo, acompanhamos Peter com a sua própria dor, proveniente de anos de abuso verbal e físico pelos colegas. Mas será que isto justifica a sua vingança? Ao longo da estória, a balança não pende para quaisquer dos lados, mantendo-se imparcial perante um dilema moral bastante complexo.
O ponto forte da autora é, mais uma vez, a sua capacidade de construir personagens reais, envoltas numa atmosfera de dor e mágoa palpável, com as quais o leitor facilmente se identifica.  
Esta não é uma leitura leve, nem de forma alguma adequada para quem esteja demasiado sensibilizado com o tema. Contudo, considero-o ideal para o leitor adolescente: não incita à violência, muito pelo contrário, promove o lema que a violência apenas gera mais violência e que as palavras por vezes podem magoar tanto como os atos.

0 comentários: