RECENTES

domingo, 6 de janeiro de 2013

"Eternidade" de Alyson Noël [Opinião Literária]


Título: Eternidade
Autora: Alyson Noël
Editora: Gailivro
Coleção: Os Imortais (nº1)

Sinopse:
Depois de um terrível acidente que lhe matou a família, Ever Bloom, de dezasseis anos, consegue ver as auras das pessoas que a rodeiam, ouvir os seus pensamentos e ficar a conhecer toda a história da vida de alguém por meio de um simples toque. Desviando-se, sempre que pode, para evitar o contacto humano e para esconder o seu dom, é considerada uma anormal na escola secundária que começa a frequentar. Mas tudo muda quando conhece Damen Auguste.
Damen é encantador, exótico e rico. É a única pessoa que consegue silenciar o barulho e as manifestações de energia que habitam na cabeça de Ever. E traz consigo uma magia tão intensa que parece poder ler a mente de Ever. E, à medida que vai sendo arrastada para o sedutor mundo de Damen, onde abundam os segredos e os mistérios, Ever começa a ter mais perguntas do que respostas. E, além disso, não faz ideia de quem ele é... ou daquilo que é. A única coisa que Ever sabe é que está a apaixonar-se, desesperadamente, por ele.

Opinião:
Esta é uma estória de fantasia, que, apesar de abordar um género tão comum atualmente – o romance paranormal na vertente young adult –, destaca-se pelas suas personagens e pela forma como o conteúdo é desenvolvido. A autora vai revelando os pequenos mistérios e as nuances de cada componente fantástico de uma forma devagar, sem pressa, mantendo a expectativa e a curiosidade do leitor.
Ever, a personagem principal, cativa e cria uma relação de empatia com o leitor devido às suas cicatrizes emocionais. Nota-se uma forte evolução nesta personagem ao longo da narrativa, à medida que lida com a dor da perda da sua família. Esta é, pois, uma estória de perda e redenção, de culpa e inocência, que se revelou surpreendentemente emocional. A relação entre Ever e o espírito da sua irmã foi a parte que mais gostei de todo o livro: fez-me perceber como tomamos por garantido as pessoas que mais amamos.
Damen, é uma personagem exótica e muito especial. Só percebemos o que o torna tão especial mesmo no final do livro, o que torna esta personagem intrigante e misteriosa. A autora vai removendo o véu de segredos que encobre Damen de uma forma muito lenta, levando o leitor a permanecer colado às páginas deste livro.
Os contornos gerais da estória não são propriamente inovadores no género em que se enquadra, mas a autora faz um bom trabalho com o desenrolar da narrativa e com as personagens que constrói. Considero este um bom início para uma saga que pretendo seguir.



0 comentários: