RECENTES

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"Sangue Fresco" de Charlaine Harris [Opinião Literária]


Título: Sangue Fresco
Autora: Charlaine Harris
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Sangue Fresco (nº1)

Sinopse:
Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade. Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o novo direito de cidadania traz muitas outras mudanças… 
Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita - porque é - mas acontece que Sookie tem um certo "problema": consegue ler os pensamentos dos outros. Isso não a torna uma pessoa muito sociável.
Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ouvir os pensamentos. Com bons ou maus pensamentos ele é exactamente o tipo de homem com quem ela sonha. Mas Bill tem o seu próprio problema: é um vampiro. Para além da má reputação, ele relaciona-se com os mais temidos e difamados vampiros e, tal como eles, é suspeito de todos os males que acontecem nas redondezas. Quando a sua colega é morta, Sookie percebe que a maldade veio para ficar nesta pequena terra de Louisiana.
Aos poucos, uma nova subcultura dispersa-se um pouco por todos os lados e descobre-se que o próprio sangue dos vampiros funciona nos humanos como uma das drogas mais poderosas e desejadas. Será que ao aceitar os vampiros a humanidade acabou de aceitar a sua própria extinção?
Opinião:
Este livro surpreendeu-me, com aspetos positivos e outros negativos. Em primeiro lugar, fiquei agradavelmente surpreendida com a mistura de fantasia e policial presente na obra. Para além de ter uma mitologia de vampiros muito particular, também inclui uma investigação policial: um serial killer com predileção por empregadas de bar vampirófilas. Como seria de esperar, rapidamente se instaura o caos nesta pequena terra, criando situações, algumas caricatas e outras dramáticas, na vida de Sookie e Bill.
Sookie, a personagem principal e narradora, é uma personagem ambígua: por vezes um pouco ingénua e com atitudes que me confundiram; por outro lado é bastante determinada e até perspicaz. Não me cativou tanto quanto esperava mas gostei sobretudo do seu humor e carácter opinativo, que torna a narrativa muito engraçada, leve e dinâmica.
Bill, o vampiro, desiludiu-me. Não sei bem explicar, mas faltou-lhe algo, um pouco mais de intensidade, não sei… Por outro lado, as personagens Eric, Sam e Jason intrigaram-me bastante e deixam-me muito curiosa acerca do seu passado, características e motivações.
Esta foi uma leitura rápida e fluída mas que não me deixou totalmente encantada. Porém, estou bastante ansiosa por ler os próximos volumes para assistir à evolução da estória e de todas estas personagens!

6 comentários:

  1. Ai, o Eric *-* eu disse-te para não veres a série antes de leres, porque ficarias logo a saber quam era o serial killer. E metade da piado do livro ia por água abaixo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ainda bem que não vi senão tinha sido um desastre xD Agora quando tiver tempo vou dar uma olhadela à série :P

      Eliminar
    2. Se já não gostas do Bill, quando vires a série vais desejar realmente espetar-lhe uma estaca

      Eliminar
    3. OMG é assim tão mau? xD Eu não lhe achei muita piada mas espero que com os próximos livros a minha opinião melhore :P

      Eliminar
    4. Naaaa, tira daí o cavalinho, acredita...

      Eliminar
    5. Uau, estou a ver que é mesmo mau...

      Eliminar