RECENTES

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Como Água Para Chocolate" de Laura Esquivel [Opinião Literária]

Título: Como Água Para Chocolate
Autora: Laura Esquivel
Editora: Edições Asa

Sinopse:
Neste romance surpreendente e admirável, que revelou ao leitor português uma grande escritora mexicana, toda a trama narrativa roda em torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários. Cada capítulo abre com uma receita fora do comum (mas ao mesmo tempo perfeitamente realizável), a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os comensais, mas também se “cozem” e “temperam” amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte.
Através dos amores proibidos de Tita e Pedro, Laura Esquível retrata-nos o México rural dos princípios deste século e tece um hino inesquecível ao prazer dos sentidos e à liberdade criativa da mulher.

Opinião:
Este é um retrato exótico da sociedade mexicana do início do século XX, pautado pelo dramatismo intenso de um amor impossível e pelos sabores mais intensos da cozinha latina. Com um humor algo sardónico, a autora constrói um melodrama singular, com uma boa dose de sensualidade e erotismo.
Nestas páginas é relatada a vida de Tita, a mais jovem das três filhas de uma proprietária de um rancho, a Mamã Elena, que determina que, em concordância com uma tradição familiar horrenda, o futuro da sua filha mais nova será cuidar dela até à sua morte. Como tal, quando Tita conhece Pedro e se despoleta a chama da sua paixão, a Mamã Elena tudo ao seu alcance para impedir esta aliança. Para isto, a déspota matriarca delibera que Pedro casará com Rosaura, a irmã mais velha de Tita. E Pedro, ciente que esta é a única forma de estar próximo da mulher que ama, aceita esta imposição.
É assim que, de coração partido, Tita se focará na arte culinária, o único veículo de libertação das suas emoções. Cada capítulo é iniciado com uma receita alida a uma forte carga emocional, pois é através de pratos requintados, receitas aromáticas e sabores lascivos, que Tita transmite a Pedro todo o seu amor. Apenas a comida consegue apimentar esta paixão condenada. E, surpreendentemente, rapidamente nos apercebemos de como esta projeção de sentimentos tão intensos pelos alimentos começa a afetar todos os que se deliciam com as iguarias da protagonista. Todo este caleidoscópio de emoções despoleta nas restantes personagens as mais bizarras – e luxuriantes – reações!   
 As personagens estão bem delineadas; é impossível ficar indiferente a qualquer uma delas. Quer seja Tita, uma jovem dócil e encantadora que revela posteriormente uma força e determinação invejáveis, quer Pedro, um homem apaixonado mas, na minha opinião, fraco de espírito, de carácter e de convicções. Mas principalmente a Mamã Elena, uma mulher rancorosa que aprecia o poder que detém sobre os outros e que não hesita em utilizar a violência física ou verbal para humilhar e governar a sua família com uma mão de ferro – no fundo, uma personagem verdadeiramente odiosa!
Contudo, destaco como aspeto negativo a fraca exploração do contexto histórico. O ambiente do México no século XX parece-me bastante interessante, com os bandos armados que lutavam contra a ditadura de Vitoriano Huerta e que, como comprovamos nesta obra, semearam o terror pelas propriedades agrícolas da região. Porém, faltou aprofundar estas questões e o seu impacto na vida das personagens. Sinceramente, a abordagem desta componente pareceu-me demasiado superficial.
A escrita de Laura Esquível é marcada pelo recurso frequente à hipérbole, à construção de cenas exageradas e absurdas. Contudo, apreciei este facto na medida em que permitiu enfatizar o ridículo de algumas tradições e costumes mais conservadores, que ignoram o direito ético e moral fundamental: o poder de cada indivíduo efetuar as suas escolhas, construir a sua própria vida, com base no livre arbítrio inerente ao ser humano.
Para quem aprecia o género do realismo mágico, esta obra é sem dúvida um clássico! Um delicioso romance que merece ser saboreado até à última página!

2 comentários:

  1. This book has been sitting on my bookshelf for a long time. I put it on my "read in 2013" shelf at the beginning of the year. Hopefully I'll get to it soon.
    Thanks for linking to the Foodies Read Challenge!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. It's an amazing book!
      I hope you'll get to it this year, it's well worth it! :)

      Eliminar