RECENTES

sábado, 9 de fevereiro de 2013

"Gente com Gente dentro" de Beatriz Gil [Opinião Literária]


Título: Gente com Gente dentro
Autora: Beatriz Gil
Editora: Alfarroba

Sinopse:
Numa amálgama de pessoas comuns, de coisas que se sentem e se querem. Numa fúria e emoção que contorce as vísceras e se deixa levar por só mais um pouquinho deste lugar bonito que é a vida, as personagens rendem-se a pequenas evidências, coisas subtis que fazem de nós Gente com Gente dentro.
É um ponto num emaranhado de contos que contam, sem pretensões ou julgamentos, a matéria que tece a realidade, numas vezes crua, dura e amarga, noutras inocente, cuidada, emotiva.

Opinião:
Este é um livro especial, que me surpreendeu verdadeiramente. A autora apresenta um conjunto de contos, pequenos mas pujantes, sobre momentos da vida. O leitor facilmente se rende às inúmeras vozes que compõem estas várias estórias, que representam pessoas reais, palpáveis, com quem nos identificamos.
O livro inicia-se com a temática Gente com SAUDADE dentro, compostas por textos que me tocaram profundamente. O sentimento de perda patente em cada um é evidente e impossível de pôr de lado. Este foi um excelente início para esta obra, apesar do seu impacto emocional. Dei por mim, ao longo destes relatos intensos, a partilhar com as personagens este nobre sentimento tão português: a saudade.
Mais ainda, neste livro de crónicas acompanhamos as temáticas da ternura, sangue, insanidade, revolta e conceitos. No fundo, Beatriz Gil desenvolve uma ode a tudo o que faz parte desta nossa odisseia a que chamamos vida.
Foi com grande prazer que me rendi à escrita desta autora portuguesa, que com as suas palavras me tocou. Descobri o seu blogue: Gente com Gente dentro, onde Beatriz Gil publica os seus textos, e convido-vos a espreitarem mais um pouco da sua escrita.

1 comentário: