RECENTES

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

"Quando menos esperamos..." de Sarah Dunn [Opinião Literária]

Título: Quando menos esperamos…
Autora: Sarah Dunn
Editora: Editorial Presença
Coleção: Grandes Narrativas (nº473)

Sinopse:
Holly Frick é uma escritora nova-iorquina de trinta e cinco anos, inteligente e divertida, que se vê confrontada com a separação do marido, Alex, por quem ainda está apaixonada. No seu círculo de amigos todos parecem capazes de retirar algum prazer da situação de vida em que se encontram, e Holly decide fazer o mesmo. Compra um cão e envolve-se com um rapaz bastante mais novo. O quotidiano de Holly e dos seus amigos, as amizades, os casos amorosos e as aventuras sexuais, a busca incessante da felicidade e do amor formam um complexo padrão afectivo e emocional que é aqui retratado com profundidade, subtileza e muito humor.

Opinião:
Esta é uma leitura leve, despretensiosa, mas que considerei demasiado pobre em conteúdo para me cativar. Mostra-nos um conjunto de indivíduos, cada um com um complexo diferente, desde medo de compromissos, a infidelidades consecutivas, passando por neuroses, isolamento e vidas desperdiçadas. Ao fim de alguns capítulos, todo este disfuncionalismo acaba por ser repetitivo e maçador.
Apesar de perceber a intenção da autora em criar personagens realistas e caracterizar a sociedade atual norte-americana, penso que todas as personagens são demasiado egocêntricas, fúteis, insensíveis na maior parte dos casos. Mesmo a personagem principal é frustrante, cheia de moralismos quando ela própria não vive propriamente uma vida idílica. Isto só contribuiu para o meu desprendimento da estória, pois confesso que no final já não estava grandemente interessada no seu desfecho.
A escrita da autora é simples, direta, com bastante humor (o ponto forte deste livro). No fundo, é uma estória que não leva a grandes introspeções, com um final previsível e algo enfadonho.

0 comentários: