RECENTES

domingo, 30 de junho de 2013

"Vasto Mar de Sargaços" de Jean Rhys [Opinião Literária]

Título: Vasto Mar de Sargaços
Autora: Jean Rhys
Editora: Bertrand Editora

Sinopse:
Antoinette Cosway é uma herdeira crioula nascida numa sociedade colonialista e opressiva. Conhece um jovem inglês que logo se deixa fascinar pela sua sensualidade e beleza, mas depois do casamento começam a circular estranhos rumores, que o envenenam contra ela. Apanhada entre as exigências dele e a sua própria sensação de precária pertença, Antoinette é levada à loucura. Inspirado pelo livro Jane Eyre, de Charlotte Brontë, tem como cenário a paisagem exótica da Jamaica dos anos 30.

Opinião:
Apesar de não ter lido a obra que lhe serviu de inspiração – Jane Eyre –, encontrava-me francamente entusiasmada pela premissa desta estória. Estava pronta para desvendar a cultura crioula, através de cenários exóticos, tendo como pano de fundo a Jamaica nos anos 30. Contudo, acabei esta leitura com um sentimento de desilusão perante aquilo que poderia ter sido uma grande obra.
Não posso, contudo, renegar-lhe o mérito pelas descrições fabulosas destas paisagens tropicais, descrevendo simultaneamente a sua beleza contagiosa e a humidade opressiva de uma sociedade repleta de injustiças que potenciam a descida à loucura da protagonista Antoinette.
No entanto, o enredo é a maior falha. Esperava um maior foco nas temáticas da segregação racial, da escravatura e da colonização, e não nas divagações confusas de personagens mal caracterizadas. As suas motivações são difíceis de compreender, assim como as suas ações. A loucura de Antoinette pareceu-me forçada, pouco credível e, para ser honesta, desinteressante. Talvez a linguagem demasiado lírica tenha sido um entrave à minha compreensão desta obra, mas muitas vezes pareciam-me apenas frases soltas, sem grande nexo, conjugadas numa tentativa de adicionar algum exotismo à obra.
No fundo, senti que as minhas expectativas foram defraudadas e que esta estória tinha o potencial para algo mais do que aquilo que proporciona aos seus leitores.

0 comentários: