RECENTES

sábado, 24 de agosto de 2013

"Anjo Caído" de Lauren Kate [Opinião Literária]

Título: Anjo Caído
Autora: Lauren Kate
Editora: Planeta
Coleção: Anjo Caído (nº1)

Sinopse:
Existe qualquer coisa de dolorosamente familiar em Daniel Grigori.
Misterioso e distante, prende a atenção de Luce Price logo que o vê no primeiro dia de aulas no internato Sword & Cross, em Savannah. É a única coisa boa num lugar onde os telemóveis são proibidos, os outros estudantes são tramados e as câmaras de segurança vigiam todos os movimentos.
Excepto uma coisa: Daniel não quer ter nada a ver com Luce e faz o possível para tornar isso muito claro. Mas ela não consegue desistir. Atraída para ele como uma borboleta para uma chama, Luce tem de descobrir o que Daniel, desesperado, tenta manter em segredo... mesmo que a mate.

Opinião:
Esta é mais uma típica estória sobre um amor impossível, com uma componente sobrenatural, que pelo menos esperava que trouxesse algo novo ao género ou que se destacasse por alguma particularidade. Infelizmente, isto não acontece: não é de modo algum inovador e nem sequer é um bom exemplar deste género literário. Ao contrário do que possa parecer, até aprecio uma boa estória de romance paranormal young-adult mas este foi uma amarga desilusão.
 Luce é uma protagonista fraca, uma jovem deprimida e confusa cujo único sentido na vida é conseguir a atenção de Daniel – um rapaz misterioso e aparentemente bipolar que num momento a despreza e humilha e noutro já corre para a salvar – e resistir aos encantos de Cam – o jovem popular, amistoso e extremamente sedutor que por qualquer motivo parece fascinado com Luce. Os protagonistas são ocos e se os tivesse de caracterizar psicologicamente provavelmente não conseguiria. A única tábua de salvação é encontrada no leque de personagens secundárias: Arriane, Penn e Gabbe, que conseguem cativar o leitor com as suas respetivas idiossincrasias.
O próprio cenário da estória até é interessante: um reformatório decrépito, repleto de jovens delinquentes cujos crimes e possível insanidade são um mistério para Luce. Este ambiente hostil é ideal para o início da estória na medida em que repugna e ao mesmo tempo intriga o leitor. Apreciei o facto da autora não se coibir de adicionar um lado mais sombrio à obra, através do cenário e do destino de alguns dos intervenientes principais da estória.
Contudo, a trama é demasiado aborrecida. Luce não faz mais nada para além de suspirar por Daniel, ir às aulas, evitar Cam, conversar com as personagens secundárias, ser perseguida por umas sombras de vez em quando e obcecar mais um bocado sobre Daniel. Mas o pior mesmo foi o desenlace final. Se é que lhe posso chamar isso, pois consistiu apenas num conjunto de acontecimentos confusos e apressados, em que a revelação de Daniel como anjo é simplesmente banal, sem impacto nenhum (provavelmente por causa do próprio título do livro). No fim, fiquei ainda com mais dúvidas sobre o significado desta estória toda. Exijo um mínimo de explicações para compreender a estória, não deveria ser obrigada a ler o segundo volume para perceber praticamente tudo o que acontece neste final, só porque pelos vistos a protagonista pode morrer se lhe derem demasiadas informações sobre o passado (sim, a sério, que conveniente). Se autora queria esticar a estória para fazer uma série, pelo menos fazia um primeiro volume completo e não um mero rascunho inacabado. Em suma, acabei por não entender grande parte da mitologia da estória e apenas vou ler o segundo volume porque já o tenho na estante e porque não gosto de me sentir ignorante.  

10 comentários:

  1. Desisti deste livro às primeiras páginas! Achei aquilo tão secante que tive de o devolver à biblioteca antes de terminar a leitura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É frustrantemente secante. A autora tinha um cenário muito bom por onde pegar mas cria uma protagonista tão fraquinha, tão fraquinha, que não dá para salvar este livro...
      Eu só não desisti porque já que comprei o livro (ou melhor, foi a minha irmã que o comprou) ao menos terminava-o. Mas foi uma seca absoluta, demorei 4 dias a ler e nem é assim tão grande O.o

      Eliminar
    2. Pois, não sei porque li mesmo poucas páginas, acho que nem cheguei às 50 páginas! Estava a ser um sofrimento tão grande que não deu!
      Compreendo, quando o livro é comprado ficamos sempre com um pequeno peso na consciência se não o terminarmos, eu pelo menos fico!
      Outro que vai na mesma onda do secante é Traída de P.C.Cast! Um bocadinho melhor, porque o consegui terminar, mas é um livro pouco interessante!

      Eliminar
    3. Por um lado gostava de experimentar essa coleção da P.C. Cast (tenho-a praticamente completa à minha espera na estante porque a minha irmã comprou-os todos) mas tenho a sensação que não vou gostar :/

      Eliminar
    4. Experimenta... Eu só li o primeiro e foi da biblioteca! Não é nada de especial, lê-se e entretém e considero-o um bocadinho melhor do que este

      Eliminar
    5. Então vou experimentar, só para tirar as teimas :)

      Eliminar
  2. Ao início só ouvi elogios a este livro mas agora começo a aperceber-me que há muita gente que o acha fraquinho. Sinceramente, acho que não vou arriscar:) Beijos e obrigada pela review

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fraquinho sim :/ Sinceramente, não arrisques! Se queres ler um YA sobre anjos, lê antes o "Celestial" da Cynthia Hand, é bem melhor :)
      Beijinhos*

      Eliminar