RECENTES

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

"Deusa do Mar" / "Renascida" de P.C. Cast [Opinião Literária]


Título: Deusa do Mar / Renascida
Autora: P.C. Cast
Editora: Edições Asa
Coleção: Série das Deusas (nº1)

Sinopse:
Christine Canady, CC, é sargento da Força Aérea e no dia do seu 25º aniversário, já depois de uns quantos copos de champanhe a mais, faz uma dança em cima do balcão do bar pedindo à deusa da terra um pouco mais de magia na sua vida.
No dia seguinte, o seu voo com destino ao médio oriente, num C-130, termina num desastre com o avião a despenhar-se no Oceano. Quando pensava que o seu destino estava traçado e a sua morte era certa, ela apercebe-se de que está a respirar debaixo de água e se encontra perante a mais bela sereia que poderia imaginar.
Concedendo à sereia o desejo de ser humana, elas trocam de consciência e em breve CC vê-se imersa nas intrigas da corte das sereias, e com dificuldade em resistir aos encantos do pretendente real.
Mas, o desejo de voltar a terra vai fazer com que CC se cruze com o cavaleiro dos seus sonhos, vendo-se envolvida num arrebatador triângulo amoroso.

Opinião:
Esta é uma recriação abstrata da estória da Pequena Sereia, abordando uma jovem mulher, sargento na Força Aérea, que durante um desastre aéreo troca de corpo com a filha de Poseidon e assume uma nova identidade como sereia. Um conceito interessante, uma nova visão de um conto marinho que prometia romance, intriga e humor mas que não atingiu o seu potencial.
Relativamente à narrativa marítima, as descrições constituem a melhor parte do livro! O leitor é levado numa jornada visualmente intensa, com belíssimas descrições do mundo marinho, constituindo o cenário ideal para a temática que a autora se propôs a explorar. A própria mitologia dos deuses e das sereias é interessante e apelativa.
Contudo, a autora rapidamente perde o rumo à estória, não aproveitando os melhores atributos do próprio ambiente exótico que criou. Na verdade, um livro que se deveria focar no mar e na vida de uma sereia torna-se numa fraca tentativa de reflexão sobre a religião e a visão da mulher como fonte do pecado. As cenas no mosteiro foram despropositadas, sem grande interesse e monótonas. O único alívio era quando a protagonista regressava ao mar, aí residia a verdadeira magia da estória!
Com uma escrita acessível e fluída mas com personagens tão simples e unidimensionais e uma narrativa que perde o ritmo e interesse na grande maioria dos capítulos – com a notória exceção dos episódios no mar –, este livro só pode ser classificado como uma amarga desilusão. Uma obra com tanto potencial que merecia uma execução bem melhor!

4 comentários:

  1. Eu também não gostei muito -.-'
    Os dois primeiros capítulos são absolutamente tristes... é palha do pior que existe.

    Ainda não escrevi a opinião e li a tua por alto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fossem só os primeiros capítulos! Tem tanta palha pelo meio que até enjoa --'

      Eliminar
    2. Certo! Mas o início tem de agarrar e eu só abanava a cabeça e dizia para mim "mas o que é isto? que tristeza..."
      Ainda pensei que melhorasse, mas não. Podia ter aproveitado tanta coisa da mitologia e das sereias... O final é previsível, embora me tenha feito saltar o coração umas páginas antes!

      Eliminar
    3. Concordo plenamente, o início é medonho! E realmente é uma pena, tanto potencial com a mitologia das sereias e deu nisto...

      Eliminar