RECENTES

terça-feira, 13 de agosto de 2013

"Grita Por Mim" de Karen Rose [Opinião Literária]

Título: Grita Por Mim
Autor: Karen Rose
Editora: Bertrand Editora
Coleção: Trilogia Daniel Vartanian (nº2)

Sinopse:
Conduzida apenas por um punhado de imagens, a investigação do Inspector Daniel Vartanian leva-o até ao passado sombrio da sua própria família, e para o reino duma mente mais sinistra do que ele jamais poderia imaginar. Mas a sua busca também o conduz até Alex Fallon, uma bela enfermeira, cujo conturbado passado remete para o seu próprio. Enquanto Daniel se apaixona por Alex, descobre que também ela é objecto do assassino obcecado. Deste modo, vê-se confrontado com a descoberta da identidade de um crime macabro, mas também com a salvação da vida da mulher que começou a amar.

Opinião:
Situado apenas algumas semanas após o desenlace do volume anterior, neste livro acompanhamos Daniel Vartanian, uma personagem previamente introduzida e que alcança o seu protagonismo neste volume. Irmão do sádico serial killer que aterrorizou a cidade de Philadelphia em Morre Por Mim, Daniel é um detetive encarregado de resolver uma série de homicídios que parecem relacionados com o assassinato de uma jovem há 13 anos na sua cidade natal. Atormentado pelos crimes do seu irmão, Daniel terá de enfrentar o seu passado para conseguir deslindar este caso. Também Alex Fallon, uma enfermeira cuja irmã gémea foi a vítima de homicídio há 13 anos, é impelida a confrontar novamente o evento que alterou drasticamente o rumo da sua vida há tantos anos atrás.
Tanto Daniel como Alex são personagens bem delineadas, cativantes e realistas. Enquanto Daniel é reservado e discreto, Alex é uma mulher forte e determinada. Ambas são personagens complexas e o desenvolvimento da sua relação foi apaixonante. À medida que lutam contra os demónios que assombram os seus respetivos passados, encontram um no outro a estabilidade emocional para resolver o mistério que os ameaça atualmente. Mais uma vez Karen Rose prima por adicionar uma pitada de romance absolutamente delicioso a uma estória policial.
Contudo, o enredo careceu a intensidade do volume anterior. O suspense acaba por se perder no meio de uma narrativa algo confusa. Perto do final temos duas investigações paralelas: a busca pela identidade do assassino em série e o mistério que envolve os líderes da comunidade de Dutton. Obviamente, as ligações entre estes dois mistérios e a quantidade de personagens envolvidas apenas contribuem para a complexidade do enredo que, por conseguinte, se torna difícil de seguir e interrompe a fluidez da leitura.  
Em suma, fiquei algo desiludida com esta obra, na medida em que esperava ser arrebatada, tendo ficado apenas com a sensação agridoce de um policial com potencial para um maior suspense e uma narrativa mais estimulante, apesar da componente romântica permanecer apelativa. O desenlace final deixa certas questões em aberto para abrir o apetite para o próximo volume, o qual espero sinceramente que supere as minhas expectativas.

6 comentários:

  1. Não conhecia o livro mas gostei muito da capa e inicialmente me deu vontade de ler apenas por ela. Depois de ler sua resenha desanimei um pouco e perdi a vontade de lê-lo.

    Adorei o blog, to seguindo.

    reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é que seja propriamente um mau livro, mas aconselho o primeiro volume desta coleção, é bem melhor ;)

      Eliminar
  2. Eu disse-te que este era bem pior que o primeiro! :/

    ResponderEliminar