RECENTES

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"Na Hora H" de Agatha Christie [Opinião Literária]




Título:
 Na Hora H
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº41) / Inspetor-chefe Battle (nº5)





Sinopse:

Qual é a relação entre uma tentativa de suicídio falhada, uma estudante injustamente acusada de roubo e a vida amorosa de um famoso jogador de ténis? 

Nenhuma… aparentemente. Mas uma festa em Gull’s Point, propriedade da viúva Lady Tressilian, vai permitir que o puzzle se complete de uma forma dramática, pois, como o inspector-chefe Battle acabará por descobrir, todos os acontecimentos aparentemente desconexos fazem parte de um intrincado plano criminoso.

Opinião:

Ligeiramente distinta das restantes obras de Agatha Christie, esta assenta na ideia que um homicídio não começa quando alguém morre, mas sim quando alguém decide matar. Por este motivo, as mortes nesta estória não são imediatas, existindo um longo período de introdução de personagens e caracterização das relações entre si.

De igual modo, esta obra é protagonizada pelo inspetor-chefe Battle, apesar de existirem algumas referências ao genial Hercule Poirot. Ainda que sentisse alguma falta das “celulazinhas cinzentas” do detetive belga, Battle afirma-se como um investigador muito competente e bastante perspicaz.

O enredo é algo complexo, principalmente quando revelada a resolução final do crime. Confesso que achei este desenlace um pouco improvável e irrealista mas a verdade é que o foco dos mistérios de Agatha Christie não é propriamente o mecanismo do crime em si, mas sim a maneira como todas as peças encaixam no final. E verdade seja dita, fiquei embasbacada com a revelação do assassino! Ainda assim, há uma componente romântica no final que é um pouco melodramática e exagerada mas perdoo perante o contexto.

Em suma, este é mais um bom exemplar da mestria de Agatha Christie no género policial!

2 comentários: