RECENTES

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"Fumo Azul" de Nora Roberts [Opinião Literária]






Título: Fumo Azul
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]





Sinopse:
O incêndio que destruiu o negócio da família da jovem Reena Hale mudou a sua vida para sempre. Vizinhos e amigos ajudaram os Hale a reconstruir o que perderam, mas ao testemunhar a beleza destruidora do fogo, Reena decide dedicar-lhe a sua vida. Mas ela não é a única a sentir-se fascinada pelas chamas. Há mais alguém seduzido por esse poder, alguém obcecado não só em conquistar o fogo, mas em o usar para uma vingança brutal. Quando a jovem realiza o sonho de se tornar bombeira, descobre que é o maior desafio que alguma vez viveu... com excepção da sua vida amorosa, claro. Até que conhece Bo Goodnight. Ele é diferente e, agora que encontrou Reena, não a quer deixar ir. Infelizmente há outro homem interessado nela. Alguém que a persegue com uma série de crimes horrendos. E enquanto Reena tenta localizar a origem de tanto ódio contra si, terá que enfrentar um inferno, mil vezes pior do que o fogo.

Opinião:
Esta é uma estória emotiva centrada numa família unida, num amor fadado, mas também numa busca pela vingança e na consequente queda num poço de loucura. Um romance multifacetado que revela como o fogo pode ser destruidor ou regenerador, estabelecendo a ponte entre a componente policial deste livro e a dinâmica de uma grande família italiana.
Após um incidente na sua infância, Reena nunca mais será a mesma. Ao assistir ao incêndio que consumiu o restaurante da sua família, Reena não esqueceu o poder do fogo e passa a dedicar-lhe a sua vida. Com uma carreira de sucesso como investigadora da Brigada de Incêndios, esta é uma personagem verdadeiramente sólida, forte e determinada, no fundo, uma heroína!
Mas outra pessoa permanece fascinada pelo fogo desde a infância: um homem louco, frio, uma alma torturada capaz dos mais vis atos de vingança. Um pirómano – e assassino – sem escrúpulos! Confesso que a sua identidade foi demasiado previsível, mas ainda assim apreciei os momentos macabros e arrepiantes dos seus crimes.
Outra personagem que não posso deixar de mencionar é Bo, uma das minhas personagens masculinas favoritas no universo literário de Nora Roberts. Descontraído, compreensivo, romântico, brincalhão e perdidamente apaixonado pela sua mulher de sonho, quem consegue resistir a este humilde carpinteiro?
Mais uma vez, a autora explora muito bem as dinâmicas entre familiares, através de momentos bem divertidos em que o leitor tem a oportunidade de acompanhar grandes discussões familiares em que todos gritam e ninguém se ouve. No fundo, esta é uma obra que me deixou com as emoções à flor da pele, mesmo ao género de Nora Roberts!

2 comentários:

  1. Também gostei muito deste livro. Acho que foi com ele que iniciei este ano. É mesmo uma história inesquecível :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma excelente leitura da Nora Roberts :)
      Beijinhos*

      Eliminar