RECENTES

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"Os Cinco Relógios" de Agatha Christie [Opinião Literária]




Título: Os Cinco Relógios
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº38) / Hercule Poirot (nº32)





Sinopse:

Seguindo as instruções que lhe foram dadas, Sheila Webb dirigiu-se a Wilbraham Crescent e abriu a porta do número 19. No interior da casa encontra o impensável: o cadáver de um homem desconhecido. Embora tivesse ficado em estado de choque, Sheila lembra-se de ter ouvido um relógio bater as três horas, o que deixa Hercule Poirot perplexo. É que os quatro relógios da sala marcavam as 4h13. E ainda mais estranho, apenas um dos relógios pertencia à dona da casa, que não contactara a agência de secretariado de Sheila e tampouco conhecia o morto. "Este crime é tão complicado que só pode ser simples", declara Poirot. Mas um assassino anda à solta e o tempo está a esgotar-se…

Opinião:

Esta estória é inicialmente narrada por Colin Lamb, agente dos Serviços Secretos, que acaba envolvido na investigação de um peculiar homicídio quando uma jovem estenógrafa, Sheila Webb, solicita a sua ajuda num momento de puro desespero – a descoberta de um corpo em Wilbraham Crescent, nº19.

Mas este não é um caso convenvional! Na verdade, pequenos mistérios adensam a trama: o homem assassinado não é facilmente identificado, a dona da casa, Miss Pebmarsh, não reconhece os quatro relógios posicionados na sua própria sala que marcam uma hora muito específica (4h13), a jovem estenógrafa também não havia sido solicitada por Miss Pebmarsh, e surgem nos inúmeros vizinhos um leque de suspeitos muito diversificado. Acrescentem a isto uma trama paralela de espionagem e conspiração e temos um enredo bastante intrincado e complexo!

Apenas o ilustre detetive belga Hercule Poirot terá o estofo necessário para resolver um caso assim! Aqui encontramos um Poirot mais envelhecido, mas igualmente perspicaz. Aliás, este assume a árdua tarefa de desvendar o crime sem sair da sua poltrona! Gostaria de ter assistido a uma investigação mais dinâmica da parte do detetive, mas a narrativa de Colin Lamb conseguiu cativar.

Confesso que a revelação final não foi tão estrondosa como esperava num caso destas dimensões. Contudo, não consegui desvendar a identidade do assassino, apesar de ter conseguido determinar a ligação entre algumas das personagens. Um livro ao nível de excelência de Agatha Christie, mesmo que não tenha lugar no meu top!

2 comentários: