RECENTES

sábado, 7 de dezembro de 2013

"Os Reinos do Norte" de Philip Pullman [Opinião Literária]




Título: Os Reinos do Norte
Autor: Philip Pullman
Editora: Editorial Presença
Coleção: Mundos Paralelos (nº1)






Sinopse:

Mundos Paralelos é uma trilogia mágica e poderosa, recheada de aventuras, imaginação e mistério. A sua protagonista é Lyra, uma menina de onze anos que anda sempre na companhia do seu génio. E é justamente com Pantalaimon que ela irá fazer uma perigosíssima viagem até às vastidões longínquas do Norte, para tentar desvendar os seus mistérios… Mas a realidade revela-se assustadora…

Lyra irá conhecer criaturas fantásticas, feiticeiras que cruzam os céus gélidos, espectros fatais e ursos blindados numa luta terrífica entre a vida e a morte, o bem e o mal, a sobrevivência ou a aniquilação do mundo… 

Opinião:

Philip Pullman teve a habilidade de criar nesta obra um universo mágico extremamente interessante, tendo como pano de fundo a Inglaterra do século XIX, num mundo muito semelhante ao nosso. No entanto, as parecenças terminam quando surgem criaturas fascinantes como fadas, ursos blindados e até mesmo génios – seres ligados aos humanos que assumem formas animais diferentes consoante as emoções da criança e, posteriormente, adquirem uma forma fixa na adolescência de acordo com o temperamento da pessoa.

É neste ambiente que seguimos a estória de Lyra Belacqua, uma menina de 11 anos criada por Académicos em Oxford que se vê envolvida no meio de uma intriga sobre a natureza da ligação entre humanos e génios, a origem do Pó e a existência de universos paralelos. A estória toma um rumo bastante filosófico, abordando conceitos da teologia de uma forma leve e despretensiosa, adequada ao leitor leigo nestas matérias. A abordagem de alguns dogmas vigentes da Igreja Católica é interessante, embora algumas explicações quebrem por vezes o ritmo da narrativa.  

A protagonista, Lyra, é adorável na sua inocência e admirável pela sua tenacidade, com uma personalidade leal, voluntariosa e corajosa. Contudo, é a sua curiosidade e teimosia que a coloca em sarilhos, em especial pelo seu feitio e pela mania de meter o nariz onde não deve. Mas são precisamente estas características que a tornam tão especial! A relação com o seu génio, Pantalaimon, é encantadora e ternurenta e está na base de alguns dos meus momentos preferidos no livro.

O desenlace final, por sua vez, é triste e emotivo, mas também algo confuso. Os últimos capítulos beneficiariam de mais ponderação, pois as descrições tornaram-se difíceis de acompanhar e o ritmo demasiado frenético, com personagens a entrar e sair de cena muito rapidamente e sem grande lógica. No fundo, este primeiro volume acaba por transmitir uma sensação de introdução, abrindo o apetite do leitor para o próximo livro.

De acordo com a idade da protagonista, seria lógico classificar esta obra como juvenil. Tenho que concordar que o teor é substancialmente infantil, mas o conteúdo é muito mais circunspecto e pertinente do que esperava. Aconselho vivamente a miúdos e graúdos em igual medida!

6 comentários:

  1. Eu já estive para ler esta trilogia mas disseram-me que era confusa mas, depois de ler a opinião vou dar-lhe uma oportunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, o final deste 1º volume é confuso, muito apressado, mas ainda não li os restantes para saber se a trilogia inteira é assim (espero bem que não) :/
      Mas vale a pena experimentar :)

      Eliminar
  2. Ainda só li este primeiro livro. Mas a trilogia está no meu desafio de acabar séries, para ver se acabo para o ano que vem!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero ver se acabo esta série em 2014 para o mesmo desafio :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Eu já li os três livros e gostei muito! Li-os na altura em que saiu o filme (que é das piores adaptações a que já assisti, já agora...) e lembro-me que na altura, a coleção me marcou imenso! Eheh!! Lembro-me que no fim do último chorei... Foi dos poucos livros em que isso aconteceu...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, já me entusiasmaste acerca desta trilogia :D
      Sim, também vi o filme (muito antes de ler o livro, há uns anos) e detestei!!
      Beijinhos*

      Eliminar