RECENTES

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

"Intriga em Bagdade" de Agatha Christie [Opinião Literária]





Título: Intriga em Bagdade
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº35)





Sinopse:
Bagdade é a cidade escolhida para levar a cabo uma secretíssima cimeira entre super-potências mundiais, preocupadas - mas não totalmente convencidas - com a invenção de uma arma secreta ainda não totalmente identificada. Apenas um homem tem provas capazes de confirmar a existência e natureza desta fantástica arma: um agente britânico chamado Carmichael. Infelizmente, a organização criminosa responsável pelo desenvolvimento da arma não se deterá perante nada para impedir a sua entrada em Bagdade. Face a estas circunstâncias, conseguirá Carmichael entrar na cidade? É nesta conjuntura explosiva que aparece Victoria Jones, uma rapariga cuja sede de aventura vai ser largamente ultrapassada pelos acontecimentos quando Carmichael morre nos seus braços. Se ela pelo menos conseguisse perceber o sentido das suas últimas palavras: «... Lúcifer... Bassorá… Lefarge...»

Opinião:
Nesta obra, Agatha Christie presenteia-nos com um registo um pouco diferente do habitual, na medida em que acompanhamos uma teia de intrigas e espionagem intrincada, sem o contributo de qualquer um dos detetives mais famosos do universo literário da autora.
A protagonista, Victoria, é uma jovem determinada mas um pouco tola, a quem por vezes falta inteligência e perspicácia para perceber os problemas em que se meteu. Confesso que se tornou um pouco irritante tamanha ingenuidade numa personagem central, mas à medida que a estória avançou dei por mim a torcer por esta jovem lutadora e carismática.
O enredo é bem delineado, repleto de ação e das inevitáveis peripécias que parecem perseguir Victoria. A sua leitura foi uma agradável surpresa, uma lufada de ar fresco para escapar aos moldes habituais dos policiais de Agatha Christie.

6 comentários:

  1. Único livro da Agatha Christie que me fez desistir. Tentei por várias vezes pegar na história, mas não consigo :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente por ser tão diferente do registo habitual da autora... :/

      Eliminar
  2. Possivelmente, apesar de também já ter lido outras coisas dela que fugiam ao habitual e ter conseguido aguentar-me até ao fim. Mas com este não houve mesmo hipótese :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é mesmo assim... E mais vale parar do que forçar uma leitura que não leva a nada :/

      Eliminar
  3. Este não conhecia... Com tamanha bibliografia é difícil escolher qual o próximo livro da Agatha Christie a ler :P

    ResponderEliminar