RECENTES

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"O Cântico dos Mendini" de Brian Keaney [Opinião Literária]




Título: O Cântico dos Mendini
Autor: Brian Keaney
Editora: Gailivro
Coleção: As Promessas do Dr. Sigmundus (nº3)





Sinopse:

O desenrolar dos acontecimentos que marcaram “O Espelho Quebrado” é arrebatado com o final da trilogia “As Promessas de Dr. Sigmundus”. Os leitores são transportados para reinos bizarros, povoados por criaturas míticas, onde persiste a busca pela liberdade e auto-determinação. Dante e Bea, os protagonistas adolescentes, embarcam numa viagem excitante e plena de reflexão, que terá muito para oferecer…

É uma trilogia para os fãs do Fantástico, além de extremamente acessível aos menos aficionados por este género literário.

Opinião:

Após a completa desilusão com que me deparei na leitura do segundo volume da trilogia, confesso que as expectativas não eram altas para o terceiro. No entanto, esta foi uma experiência melhor do que esperava, apesar das óbvias falhas na estória.

Gostei da introdução de diferentes mitologias, potenciando a complexidade do universo apresentado. O desfecho é talvez demasiado apressado, mas apreciei a forma etérea e metafórica como o autor encerra a trilogia. Alguns acontecimentos encontram finalmente a sua completa explicação, enquanto outros ficam por justificar.

Porém, as personagens mantêm-se unidimensionais e faltou-me a empatia com os protagonistas, Dante e Bea, algo tão crucial para o envolvimento na narrativa.

Brian Keaney mantém a sua escrita demasiado monótona, carecendo profundidade, emoção, entusiasmo! No final, fiquei com a sensação que esta até é uma excelente estória, que merecia ter sido contada de uma forma mais eficaz. 

2 comentários:

  1. Por acaso uma colega estava a ler esta trilogia e, se bem que a sinopse era interessante, dizia que faltava aí qualquer coisa :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito por aí, a estória tem uma premissa muito interessante, diferente, mas depois a conceção da narrativa está muito mal feita :/ É tudo muito básico, a roçar sempre o superficial :/

      Eliminar