RECENTES

domingo, 23 de março de 2014

"O Gabinete de Curiosidades" de Douglas Preston & Lincoln Child [Opinião Literária]





Título: O Gabinete de Curiosidades
Autores: Douglas Preston & Lincoln Child
Editora: Arcádia
Coleção: Série Pendergast (nº3)




Sinopse:

Num velho túnel debaixo da cidade de Nova Iorque é feita uma descoberta arqueológica macabra: um ossário sinistro, que remonta ao final do século XIX, composto por trinta e seis esqueletos – todos eles pertencentes a pessoas assassinadas e horrivelmente mutiladas há cerca de cento e trinta anos, por um serial killer desconhecido. Quando a notícia aparece no jornal, a cidade é sobressaltada por uma nova série de assassínios perpetrados de maneira idêntica. Mais um caso para o agente Aloysius Pendergast, desta vez no encalço de um criminoso aparentemente imortal. O pesadelo recomeçou. Uma vez mais.

Opinião:

Desta vez, o agente Pendergast é encarregue de resolver um mistério que explora a área da arqueologia, através da descoberta macabra de cadáveres do século XIX, entrelaçando estes homicídios do passado com crimes bastante atuais.

O protagonista continua a destacar-se como a melhor componente de toda a saga. O seu carácter enigmático, a sua empatia imediata com as vítimas e a sua perspicácia e tremenda inteligência não deixaram nenhum leitor indiferente. A sua genialidade é inegável, tendo se tornado rapidamente numa das minhas personagens literárias favoritas.

Por outro lado, sem dúvida que senti falta do habitual parceiro de Pendergast – o detetive Vincent D’Agosta – mas a colaboração do jornalista Smithback e da arqueóloga Nora Kelly compensaram este facto. Este casal adicionou um toque de romance e humor, aligeirando a trama.  

Aliando alguns detalhes sobrenaturais a factos científicos, os autores são capazes de criar um ambiente profundamente tenebroso e envolvente, interligando o passado e o presente e fazendo o leitor questionar-se acerca da possibilidade do prolongamento da vida.

De igual modo, os autores não se coíbem em demonstrar a sua perícia ao manter o suspense até ao final, condensando momentos de grande adrenalina em capítulos curtos e através de pontos de vista alternados.

Estamos certamente perante um thriller dinâmico, emocionante e verdadeiramente angustiante, com a qualidade inquestionável a que os autores já nos habituaram!


0 comentários: