RECENTES

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

"Mrs. McGinty Está Morta" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: Mrs. McGinty Está Morta
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº57) / Hercule Poirot (nº27)

Sinopse:
Mrs. McGinty está morta.
Como é que ela morreu?
De joelhos como eu.
Assim reza um jogo infantil… infelizmente para a verdadeira Mrs. McGinty, o que deveria ser apenas uma brincadeira de crianças assumiu contornos bem reais. Foi encontrada morta, os seus aposentos destruídos. O assassino procurava algo com tal desespero que chegou a levantar as tábuas do soalho. O que terá motivado tão bárbaras acções?
Poderá a resposta estar num recorte de jornal que a vítima guardara dois dias antes da sua morte? Com um assassino desesperado à solta, Hercule Poirot terá de se manter vivo a todo o custo para descobrir… 

Opinião:
Este é mais um excelente exemplar da mestria de Agatha Christie em criar um homicídio profundamente enigmático, um verdadeiro desafio para as “celulazinhas cinzentas” do brilhante detetive Hercule Poirot. Contudo, este crime tem uma particularidade: o assassino já foi descoberto e condenado mas será este o verdadeiro culpado? Cabe a Poirot explorar as dinâmicas de uma pequena aldeia e descobrir um assassino que se esconde no meio da pacatez desta comunidade.
O protagonista, Hercule Poirot, é o ponto forte em qualquer das suas estórias. Para além da genialidade do seu intelecto, as suas idiossincrasias são tremendamente divertidas! Neste livro em particular, Poirot é forçado a instalar-se numa pensão mal gerida, o que origina episódios muito caricatos devido à incredulidade do detetive perante tanta incompetência doméstica! De igual modo, também visitante na aldeia e hóspede de uma das patroas da vítima, encontra-se Ariadne Oliver, uma personagem que também adiciona bastante humor a qualquer diálogo.
O desenlace final foi em certa medida previsível, com exceção de alguns detalhes. Porém, esta é mais uma das obras de Christie com os ingredientes perfeitos para um policial: mistério, ação e uma boa dose de humor! 

7 comentários:

  1. Aiiiiii... eu.quero. *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo engraçado xD Aliás, neste caso tem mais piada o Poirot do que o mistério :P

      Eliminar
    2. Tenta-me mais um pedacinho :p

      Eliminar
    3. Hmmm...deixa cá ver: a Ariadne aparece e é engraçada como sempre. Uma das personagens está a adaptar um dos livros dela para o teatro mas quer mudar basicamente tudo da estória e ela passa-se xD

      Eliminar
    4. Ui *.* Já estou a ver a cena

      Eliminar
    5. De resto, não achei o mistério particularmente interessante, a Christie já fez bem melhor, mas é provavelmente o livro dela com mais humor x)

      Eliminar
    6. Humor é sempre bem vindo :D

      Eliminar