RECENTES

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Uma Promessa Para Toda a Vida" de Nicholas Sparks [Opinião Literária]




Título: Uma Promessa Para Toda a Vida
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Edições Asa







Sinopse:

Para Miles Ryan, o mundo desabou no dia em que a sua mulher morreu. Missy fora o seu primeiro amor, a companheira de todos os momentos, a carinhosa mãe de Jonah, o filho de ambos. Juntos, tinham uma vida de sonho. Mas uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Foi atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram. Agora, dois anos depois, Miles ainda se culpa por não ter descoberto o autor do crime e Jonah, já com sete anos, vive numa imensa solidão. Mas há uma luz no seu caminho: Sarah, uma nova professora que entende a sua perda e não desiste perante as dificuldades. Ela própria está ainda a recuperar de um divórcio que a feriu de morte. Decidida a ajudar o menino, Sarah reúne-se com Miles. Desse simples encontro nascerá uma paixão verdadeira. Contra todas as expectativas, eles amam e riem de novo. Mas um segredo paira sobre o casal. Um segredo que os obrigará a questionar tudo aquilo em que acreditavam... e a fazer a escolha que mudará as suas vidas para sempre.

Opinião:

Nicholas Sparks tem o dom de desarmar o leitor perante a forma como aborda o lado emocional das suas estórias. Neste caso, o autor não dececiona. Aliás, superou as minhas expectativas, criando uma estória que se foca na pior traição que a vida pode oferecer: a morte de alguém que amamos.

Através da personagem Miles, o autor explora as temáticas do luto, das dificuldades de educar uma criança sozinho, da necessidade de seguir em frente mesmo quando tudo o que tomámos como garantido desaparece. Uma abordagem forte de temas trágicos e sensíveis. Paralelamente, surge Sarah, representando a esperança de um novo amor, uma segunda oportunidade para a felicidade, que trará um novo brilho à vida de Miles e Jonah.  A componente romântica, como seria de esperar, é belíssima e fornece uma vertente mais terna à estória.

O enredo é previsível, a revelação final não me surpreendeu mas o desenlace foi extremamente satisfatório. No fundo, este é um livro doce, uma leitura muito leve que entretém fundamentalmente, sem descurar valores morais muito importantes. Para quem aprecia o género encontrará aqui um romance extraordinário que explora as imperfeições da natureza humana, os infortúnios do destino, mas principalmente a importância do perdão.

0 comentários: